Conhecidas por sua beleza singular, vegetais ornamentais que obtiveram expressiva presença em lares brasileiros em regiões tropicais e temperadas.
As Características Extraordinárias dasPhalaenopsis
O gênero das orquídeas é famoso pela surpreendente quantidade de híbridos abrangendo uma quantidade enorme de exemplares.
Leia o artigo completo
Comumente descobertas em ecossistemas com alta umidade, estas plantas evoluíram com adaptações incríveis para sobreviver em múltiplos biomas.
O Fascinante Mundo das Aechmeas
As bromélias pertencem na classificação botânica Bromeliaceae e têm sua proveniência sobretudo das Américas.
Apresentando estruturas únicas, várias bromélias desenvolvem um receptáculo de água para coletar líquidos. Este mecanismo proporciona a resistência durante secas.
Como Cultivar Corretamente Orquídeas e Bromélias
Luminosidade Ideal
Geralmente, as orquídeas se desenvolvem melhor com claridade sem sol direto. Já as bromélias conseguem prosperar em diferentes níveis de luz, variando conforme o tipo.
Irrigação e Vaporização
A molhagem frequente demais é um dos principais vilões para orquídeas. Recomenda-se regar unicamente quando o material de plantio não estiver úmido.
No caso das espécies com reservatório, deve-se conservar alguma água nesta formação renovando-a regularmente para prevenir a reprodução de insetos.
Substrato e Nutrição
O ciclo vital destas flores é beneficiado em meios de cultivo próprios que permitem aeração das raízes.
Formulações compostas por elementos de origem arbórea, carvão vegetal combinados com elementos que permitem circulação revelam-se apropriados.
As bromélias podem ser cultivadas em variados meios de crescimento, tais como preparados para plantas aéreas, solo orgânico aerado ou alternativamente montadas em madeiras.
Situações Recorrentes e Ajustes
Organismos Invasores e Problemas Sanitários
Pragas de pequeno porte e artrópodes são problemas frequentes no ciclo de crescimento destes vegetais.
Os cuidados antecipados envolvem boa circulação de ar, não permitir encharcamento e inspecionar regularmente suas plantas.
Questões Relacionadas às Flores
Se suas orquídeas não florescem, avalie se há exposição a claridade apropriada. Inúmeras variedades demandam de oscilação de temperatura ao longo do dia para ativar a fase de floração.
Bromélias geralmente florescem em momento singular em seu período de desenvolvimento, entretanto desenvolvem mudas que são passíveis de replantio após a floração principal.
Pontos Favoráveis ao Ter Estes Exemplares Tropicais
Para além do apelo estético, estas plantas especiais concedem ganhos para a atmosfera residencial.
Determinados exemplares contribuem na renovação de oxigênio, reduzindo componentes prejudiciais e melhorando as condições atmosféricas.
O hobby de colecionar tais exemplares diferenciados igualmente oferece vantagens para o bem-estar, diminuindo a ansiedade e estabelecendo vínculo com o mundo natural.
Primeiros Passos para Colecionadores de Orquídeas e Bromélias
Para os principiantes, sugere-se partir por exemplares mais robustos.
Orquídeas como Phalaenopsis e representantes de bromélias epífitas configuram seleções perfeitas para entusiastas sem prática.
Procure informações junto a profissionais da área e grupos de internet para aumentar sua habilidade em relação a estas notáveis flores.